terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

DONS ESPIRITUAIS - Estudo 2


No Estudo anterior sobre os Dons, mostramos que Deus NÃO planejou que o Corpo de Cristo fosse organizado em torno de um modelo ditatorial, em que uma única pessoa governasse.
Por outro lado, falamos que Deus, também, NÃO teve a intenção de que o seu Corpo, isto é, a sua igreja, fosse uma estrutura em que todos os membros governassem.
Assim, em vez de uma ditadura radical, ou de uma democracia ampla, Deus preferiu criar o Corpo de Cristo como um organismo que tem Cristo como cabeça, e cada membro funcionando com algum dom espiritual.
Compreender os dons espirituais, portanto, é a chave que nos permite entender a organização espiritual da Igreja.
Vamos, agora, dar prosseguimento ao Estudo sobre os Dons, iniciando com
1. A MORDOMIA DOS DONS ESPIRITUAIS
A mordomia, no sentido dado pelo NT, envolve, principalmente, uma responsabilidade. Em 1º Co 4:2 lemos que — o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.
A mordomia envolve, portanto, prestar contas a Deus.
Neste sentido, a chave para o entendimento da mordomia cristã nós a encontramos na parábola dos talentos, em Mateus 25:14-30.
Três servos, ou mordomos, receberam diferentes quantias de dinheiro para cuidar...
A responsabilidade deles era usar esses recursos para o propósito do mundo dos negócios – ou seja, fazer com que aquele dinheiro se multiplicasse.
Dois dos três servos conseguiram duplicar o dinheiro que receberam. E consequentemente, quando chegou o dia da prestação de contas, eles foram chamados de “servo bom e fiel”.
Mas, o terceiro mordomo mostrou ser um homem tímido e negativista. Por isso, não foi capaz de reconhecer o potencial dos recursos que havia recebido. Nada fez com o seu capital, e foi julgado como um “servo mau e negligente”.
De igual modo, cada dom espiritual que nos foi dado pelo Espírito Santo é um recurso que precisamos usar. E não só isso, nós seremos considerados responsáveis por aquilo que fizermos com os nossos dons, quando formos julgados no Tribunal de Cristo.
Algumas pessoas recebem um dom, outras recebem dois, e outras ainda recebem cinco. Não importa quantos dons um crente receba.
Os mordomos, os servos do Senhor Jesus, são responsáveis por aquilo que o Espírito Santo tiver conferido a cada um de nós. Mas, uma coisa é certa, os recursos que recebemos devem ser usados para cumprir o propósito do Senhor.
Assim, precisamos começar desde agora a nos preparar para responder àquela pergunta que cada um de nós haverá de ouvir, do nosso Senhor: — Que fizeste com o dom espiritual que te dei?
2. O MAU USO DOS DONS
Entre os possíveis erros, ou mau uso, dos dons espirituais, dois merecem destaque:
1º - a exaltação de um dom espiritual
Em alguns ambientes ditos cristãos, tornou-se popular exaltar um dom acima de outros. Ou seja, possuir um certo dom é sinal de alta posição espiritual em alguns grupos cristãos.
Assim, cidadãos de primeira classe são separados de cidadãos de segunda classe, com base no exercício de dons.
Quando isso acontece, os dons passam a ter uma finalidade em si mesmos. Os dons passam a glorificar o usuário, o possuidor daquele determinado dom, em vez de glorificar ao Doador do dom, o Deus eterno todo poderoso.
Os dons passam assim a produzir o orgulho e a auto-indulgência...
Os crentes de Corinto haviam caído nessa armadilha, e Paulo escreveu os capítulos 12 a 14 de I Coríntios na tentativa de corrigir essa situação.
Isso nos mostra uma lição importantíssima. Todos nós precisamos evitar, banir de nós, a nossa própria exaltação, em face de algum dom recebido.
É como disse João Batista, em João 3:30 — Convém que ele, o Senhor, cresça e que eu diminua.
2º erro — a projeção de dons.
As pessoas que cometem o erro da projeção de dons são aquelas que querem que o Corpo inteiro de Cristo, ou seja, toda a igreja, seja “olho”.
Essas pessoas, muitas vezes, não têm a mínima idéia de quão devastadora, para os membros menos espiritualmente dotados, é a projeção dos dons.
Essas pessoas se assemelham ao mordomo, na parábola, que voltou com dez talentos e disse àquele que voltara com quatro: — Se você amasse mais ao Senhor, também teria voltado com dez. — Isso SEM dizer que o Senhor lhe dera cinco talentos para começar, ao passo que o outro recebera somente dois talentos.
Os crentes que usam a projeção de dons não somente impõem uma espécie de complexo de culpa sobre os outros, mas também, o que é mais sério, deixam de reconhecer que uma pessoa é diferente da outra e que o Espírito Santo distribui os dons “como lhe apraz, a cada um, individualmente” (I Co 12:11).
De certo modo, esse tipo de crente, põe em dúvida a sabedoria e a soberania de Deus, na distribuição dos dons. É a tentativa de fazer dos outros crentes réplicas da imagem deles...
2. O QUE SÃO OS DONS E QUAIS OS DONS DISPONÍVEIS PARA A IGREJA HOJE?
Todo crente possui dons espirituais, e assim também toda igreja local tem na sua membresia diversos dons. O grande problema é que muitos desses talentos, porém, continuam enterrados, como aquele talento não usado, da parábola.
Entretanto, estes dons podem ser desenterrados e usados para a glória de Deus, visando o desenvolvimento da igreja local.
AS TRÊS LISTAS CHAVES
A grande maioria dos dons espirituais mencionados na Bíblia encontra-se em três capítulos principais: Rm 12, I Co 12 e Ef 4.
Há ainda outros textos importantes, cujas informações preenchem outros importantes detalhes: I Co 13-14, I Pe 4, I Co 7 e Ef 3.
Vamos começar por reunir a lista fundamental, usando os três capítulos básicos.
Em Romanos 12 estão listados os seguintes dons espirituais:
1. Prrofecia: (pregação, declaração inspirada)
2. Serviço (ministério)
3. Ensino (comunicação de princípios bíblicos)
4. Exortação (estímulo à fé, encorajamento)
5. Contribuição (doação, generosidade)
6. Liderança (autoridade, governo, administração)
7. Misericórdia (simpatia, consolo, bondade)
I Coríntios 12 adiciona mais os seguintes dons:
8. Sabedoria (conselho sábio, palavra sábia)
9. Conhecimento (falar com propriedade)
10. Fé (crer na intervenção divina)
11. Cura (sarar mágoas e doenças físicas)
12. Milagres (realização de grandes feitos)
13.Discernimento de espíritos (percepção espiritual)
14. Línguas (falar em línguas nunca aprendidas)
15. Interpretação de línguas (tradução compreensiva)
16. Apóstolo
17. Socorro
18. Administração (governo, presidência, liderança)
Efésios 4 acrescenta:
19. Evangelista (missionário, pregador da salvação em Cristo)
20. Pastor (ministrar ao povo de Deus)
Estas três listas básicas nos fornecem vinte dons espirituais distintos. Agora, reparem, uma coisa se torna evidente de imediato – nenhuma dessas listas é completa.
Existem dons mencionados em Efésios que também são mencionados em Romanos. Alguns dos dons mencionados em Romanos são mencionados em I Coríntios. E alguns dos dons mencionados em I Coríntios são mencionados também em Efésios.
Ao que tudo indica, essas listas não tiveram o propósito de ser listas completas dos dons que Deus confere. E poderíamos concluir que, não sendo completas, nenhuma dessas três listas em si mesmas, todas elas juntas também não são completas.
A própria Bíblia confirma que essa é uma conclusão correta. Há pelo menos outros cinco dons mencionados no NT:
21. Celibato (continência, abstinência sexual)
22. Pobreza voluntária (desprendimento material)
23. Martírio (submissão ao sofrimento)
24. Hospitalidade (alegria em receber pessoas)
25. Missões (amor dedicado a outras culturas)
Até aqui mencionamos 25 dons espirituais, somando as três listas incompletas e acrescentando outros cinco dons. Peter Wagner acrescenta ainda outros dois dons:
26. Intercessão (oração, súplicas e louvor)
27. Libertação (batalha espiritual)
Existem outros autores que listam ainda mais dons! Christian A. Scwarz apresenta uma lista com 30 dons, acrescentando três aos já alistados: Criatividade Artística, Habilidade Manual e Música. Não cremos que esses sejam dons propriamente ditos, mas SIM talentos que até os ímpios podem ter.
DONS E CHAMADO
Muitos cristãos ficam angustiados porque não sabem para que Deus os chamou, e há outros que chegam a pensar que Deus tem prazer especial em nos chamar para realizar tarefas que não combinam com os nossos dons.
Deus não chama ninguém para realizar uma tarefa para a qual ele não o capacitou. Por outro lado, se você descobrir quais são os seus dons estará muito próximo de saber também para que atividade Deus o chamou.
Vejamos alguns textos bíblicos que nos ajudam a entender a questão da vocação com que Deus nos chamou:
I Co 1:26-31 — Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
Ef 4:1-7 — Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.
2 Tm 1:8-9 — Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
2 Pe 1:10 — Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.
Amém.

Um comentário:

  1. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta....

    ResponderExcluir