sábado, 7 de fevereiro de 2009

DONS ESPIRITUAIS - Estudo 5


No estudo 4, mostramos que NÃO podemos confundir os dons espirituais com os dons simulados, ainda mais porque o próprio Senhor Jesus nos adverte sobre isso, em Mt 24:24, onde Ele diz — porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.
Estudamos também mais alguns dons, como o Dom da Contribuição, mostrando que, embora seja obrigação de todo crente entregar os seus dízimos, alguns crentes especiais recebem do Espírito Santo o dom da Contribuição e entregam muito mais do que simples 10%....
Conversamos, ainda, a respeito do Dom da Pobreza Voluntária, bem como sobre o dom do Discernimento de Espíritos, o qual, normalmente, está associado com o dom do Exorcismo, ou Libertação.
Agora, vamos tratar com os irmãos a respeito de COMO DESCOBRIR OS NOSSOS DONS ESPIRITUAIS
Mas, antes de começarmos a dar os passos necessários para o descobrimento dos nossos dons, há quatro condições prévias e fundamentais que precisam estar presentes na nossa vida.
Se deixarmos de fora qualquer uma dessas condições prévias, vamos perceber que é muito difícil, e eu diria até que é impossível, descobrir os nossos próprios dons.
CONDIÇÕES PRÉVIAS FUNDAMENTAIS PARA A DESCOBERTA DOS DONS:
Em 1º lugar – A pessoa deve ser um cristão verdadeiro.
Existem pessoas que até freqüentam os cultos com certa regularidade, contribuem com dinheiro e até exercem algum cargo na igreja... Mas, essas pessoas jamais entraram em um relacionamento pessoal e verdadeiro com o Salvador... Isto é, são pessoas que NÃO passaram pela experiência do NASCER DE NOVO.
Vale a pena, portanto, revermos o que vem a ser uma autêntica conversão a Cristo, conforme a Carta aos Colossenses: 3:1 – 4:6 — Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas. Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu. Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer. Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Em 2º lugar – A PESSOA DEVE CRER NOS DONS ESPIRITUAIS.
Nós precisamos crer que o Espírito Santo, de fato, nos deu pelo menos um dom espiritual, antes de darmos início ao processo de descobrimento.
Neste sentido, também é necessário que a pessoa tenha um senso de agradecimento a Deus por haver lhe dado algum dom espiritual...
Em 3º lugar – A PESSOA DEVE ESTAR DISPOSTA A SE ESFORÇAR PARA DESCOBRIR SEU DOM.
Deus nos deu um ou mais dons espirituais por alguma razão... Há, portanto, um trabalho que Ele quer que você e eu, que nós cumpramos no Corpo de Cristo, uma tarefa específica para a qual Ele nos capacitou.
Deus sabe se nós estamos levando a sério o trabalho para o Reino de Deus. Assim, se você estiver disposto a usar seu dom espiritual, visando a glória de Deus, visando o bem-estar do Corpo de Cristo, o Senhor haverá de ajudá-lo a descobrir e a usar o seu dom.
Em 4º lugar - DEVEMOS ORAR.
Antes, durante e depois desse processo, nós precisamos sempre orar. Isso é fundamental. Tiago, em Tg 1:5, recomendou: — Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente...
Ou seja, precisamos buscar a Deus sincera e intensamente, pedindo ao Senhor orientação. E isso somente é possível através da oração.
Sabendo que Deus quer que você descubra qual é o seu dom espiritual, certamente, Ele mesmo dará a você toda a ajuda que você precisar. Simplesmente, peça e confie que Deus o atenderá.
Armados, com essas quatro condições prévias nós estaremos prontos para examinar os cinco passos necessários para descobrirmos qual é o nosso dom espiritual.
PASSO 1: EXPLORAR TODAS AS POSSIBILIDADES.
Reparem, será muito difícil descobrir o seu dom espiritual, se você não souber, de antemão, o que deve procurar. O propósito deste primeiro passo é explorar as possibilidades, é nós nos familiarizarmos o mais possível com os dons que Deus deu ao Corpo de Cristo.
Isso é necessário porque, quando você descobrir o seu dom, é preciso que você seja capaz de reconhecer em que consiste tal dom, o que significa esse dom.
Assim, é fundamental Estudar a Bíblia. Naturalmente, a fonte básica de informações sobre os possíveis dons espirituais é a Bíblia. Portanto, estude até que você se sinta familiarizado com o que a Bíblia ensina a respeito dos dons.
Ler é também uma outra providência necessária. Nunca antes, na história da Igreja, houve uma literatura tão farta sobre os dons espirituais como em nossos dias...
Procurar conhecer pessoas que exerçam seus dons espirituais é algo também importante. Converse com crentes que já tenham descoberto, desenvolvido e estejam usando seus dons. Quando a gente faz isso, somos abençoados com a experiência destes irmãos.
PASSO 2: EXPERIMENTAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE DONS.
Você jamais descobrirá se tem talento para jogar boliche enquanto não experimentar. Você jamais saberá se tem jeito para compor poesias se nunca tentar!
Há dons difíceis de experimentar, como por exemplo, o dom do martírio. Entretanto, a maioria dos dons não apresenta tal dificuldade. Ao fazermos experiências com os dons, é bom tentar experimentar o maior número possível.
Um ponto importante é você olhar à sua volta para ver que necessidades você pode identificar na igreja. Em seguida, tente fazer alguma coisa para suprir essa necessidade. (exemplos: música, evangelismo, serviço...)
Ao procurar saber quais as necessidades das outras pessoas e da Igreja, você pode descobrir onde você será útil, e, então, entre em ação.
Mostre-se disponível para qualquer cargo ou ocupação na igreja. Quando você receber alguma tarefa para realizar, faça o que foi pedido a você sob oração. Peça que o Senhor lhe mostre, através daquela experiência, se você tem, ou não, o dom espiritual necessário para fazer aquela tarefa.
PASSO 3: EXAMINE SEUS SENTIMENTOS.
Nosso Deus sabe que, se tivermos alegria no cumprimento de uma tarefa, faremos um trabalho melhor do que se não gostarmos do que estamos fazendo.
Assim, parte do plano de Deus consiste em combinar o dom espiritual que Ele nos deu com os nossos sentimentos, de tal maneira que, se realmente tivermos um determinado dom, haveremos de desfrutar prazerosamente do exercício desse dom.
No Salmo 37:4 lemos: — Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Isto é, servindo a Deus fielmente teremos a alegria de viver na Sua perfeita vontade.
PASSO 4: AVALIAR A NOSSA EFICIÊNCIA.
Uma vez que os dons espirituais têm por objetivo cumprir tarefas no Corpo de Cristo, NÃO está fora de ordem esperar que essas tarefas funcionem, dêem resultado, dêem frutos.
Se Deus deu a você algum dom, Ele assim o fez porque quer que você realize algo para Ele, dentro do contexto do Corpo de Cristo.
As pessoas espiritualmente dotadas obtêm bons resultados. Se, por exemplo, você estiver exercendo um dom e descobrir que aquilo que deveria estar acontecendo não acontece, então é provável que você tenha descoberto um dos dons espirituais que Deus NÃO lhe deu.
Vamos exemplificar melhor. Se você recebeu o dom ministerial de evangelista, então as pessoas aceitarão a Cristo regularmente por meio do seu ministério.
Se você tiver recebido o dom da exortação, ajudará pessoas em seus problemas e verá vidas serem endireitadas. Se você tiver recebido o dom de curas, pessoas enfermas serão curadas.
Se você tiver recebido o dom da administração, sua Igreja será abençoada pelo seu desempenho. Quando os dons espirituais autênticos estão em operação, aquilo que se espera que aconteça termina acontecendo...
PASSO 5: ESPERE CONFIRMAÇÃO POR PARTE DO CORPO DE CRISTO.
Se você julga que possui um determinado dom espiritual e está procurando exercer esse dom, mas ninguém em sua Igreja pensa dessa maneira, então, o mais provável é que você esteja enganado.
Um dom espiritual precisa ser confirmado. (exemplo – dom de ensino...) Agora, uma pergunta importante. Uma pessoa pode sentir alegria em desempenhar uma função e, ainda assim, não possuir o dom espiritual necessário para aquela função? Será que pode? Sim. Por isso este passo 5 é necessário. Os nossos sentimentos são importantes, mas não são infalíveis.
Talvez você tenha um profundo desejo de ajudar a outras pessoas, por exemplo... E sinta que Deus está chamando você para o ministério de aconselhamento, através do dom da exortação.
Entretanto, se você está fazendo experiências com o aconselhamento, e verifica que, durante um certo período de tempo, ninguém o procura a fim de ser aconselhado... nem recomenda a seus amigos e parentes que o procurem, nem lhe dizem o quanto você os tem ajudado, então você terá boas razões para duvidar da validade de seus sentimentos, no que diz respeito a esse dom espiritual.
Assim, quando os irmãos da igreja aprovam aquilo que nós estamos fazendo, isso serve de confirmação para todos os passos que vimos. Todavia, o passo 5 é o mais importante de todos.
Como os dons espirituais são conferidos para serem usados dentro do contexto do Corpo de Cristo, na igreja, é pois necessário que os demais membros do Corpo tenham a palavra final na confirmação de um dom. Amém...

2 comentários:

  1. muito bom esse texto falando sobre dons epirituais
    mais eu acho que o mais importante e mais rapido para descobrir seus dons espirituais é tirar suas duavidas com crentes que já desempenharam esses dons

    ResponderExcluir
  2. Irmão creio que é preciso sim tudo isso que o Senhor com muita graça explanou mais tenho uma duvida,quando o melhor é ñ exerce-lo por dogmas e formalismo da congregação local o que fazer,como diz Jeremias Dele ñ me lembrarei nem falarei o Seu nome...Visto que sou mulher e tenho que somente orar!não que essa seja a minha opinião e sim a minha condição atual

    ResponderExcluir