domingo, 8 de fevereiro de 2009

DONS ESPIRITUAIS - Estudo 7


No último estudo, vimos alguns dons espirituais, entre eles o dom do Ensino, mostrando que esse dom está presente em todas as igrejas, bem como ele pode se manifestar de diversas maneiras. Exemplos: crianças, discipulado e outros.
Conversamos também a respeito do dom de Pastoreio, o qual envolve o dom de ensino. Depois, vimos o dom de Exortação, através do qual uma pessoa ministra a outra palavras de consolo, de encorajamento, de ânimo e de aconselhamento.
Outro dom que vimos foi o de Administração... E falamos também a respeito do dom da Fé... Agora, iremos estudar mais alguns dons...
DOM 6: LIDERANÇA
O dom da liderança é aquela capacidade especial que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo para estabelecer alvos de acordo o propósito de Deus para o futuro.
A pessoa que tem o dom da Liderança transmite aos outros a intenção de conquistar esses alvos, ou objetivos, de tal modo que, voluntária e harmoniosamente, o grupo busca concretizar esses objetivos para a glória de Deus.
Os líderes precisam de seguidores. Se a qualidade de liderança estiver relacionada ao dom, em contraste com algum mero diploma ou poder legal, os seguidores do líder farão o que ele determinar de forma voluntária.
As pessoas que recebem o dom da liderança não manipulam, nem coagem os outros. Ao contrário, elas produzem uma confiança própria de quem sabe para onde está indo e qual será o próximo passo. A maioria das pessoas quer ser lideradas (94%)...
Os melhores líderes NÃO se mostram tensos. Eles sabem o que precisa ser feito e também sabem que não podem fazer sozinhos o que precisa ser feito.
Assim, os lideres desenvolvem habilidades no campo da delegação de poder e na transferência de responsabilidades para outras pessoas...
Vamos ver, agora, três dons que cabem, por assim dizer, dentro de um mesmo pacote > Profecia, Línguas e Interpretação de Línguas.
Esses três dons pertencem a um grupo que podemos chamar de Dons Revelatórios. Ou seja, informações da parte de Deus são transmitidas ao Corpo de Cristo através desses dons.
Entretanto, é preciso fazer uma advertência: Isso não pode ser confundido com as revelações contidas nas Escrituras Sagradas. Ou seja, a Bíblia é a Palavra de Deus inerrante.., e não existe outra.
Os dons que nós estamos estudando agora são apenas UMA palavra da parte de Deus > NÃO são A Palavra de Deus. O que isso significa?
Significa que as pessoas que transmitem essas informações através desses dons NÃO são inerrante. Essas informações dadas através da profecia, ou pelo dom de línguas, sempre devem passar por um exame à luz da Bíblia.
Uma profecia só pode ser considerada verdadeira se estiver de acordo com a Bíblia, porque, caso contrário, é pilantragem, enganação, armadilha do maligno.
Um aspecto interessante é que os crentes, que possuem o dom de Discernimento de Espíritos, são capazes de descobrir prontamente se uma profecia é falsa ou verdadeira.
Esses três dons, Profecia, Línguas e Interpretação, podem ser verdadeiros (também podem ser falsos), mas existem crentes que os usam de maneira errada.
Amados, precisamos estar sempre atentos para resistir às artimanhas do diabo, para identificar tudo aquilo que ponha em dúvida, ou contrarie a autoridade da Bíblia.
A combinação dos ensinos bíblicos sobre os dons espirituais, junto com a experiência de crentes sérios, permite que cheguemos à seguinte conclusão: Deus, como nos tempos bíblicos, fala ainda hoje a nós.
Só que existe um detalhe. Deus fala conosco, hoje, diante de necessidades específicas e de situações também específicas. E quando isso acontece, NUNCA a Bíblia é questionada, ou contrariada.
A partir de agora vamos, portanto, estudar cada um desses três dons separadamente.
1. DOM DE PROFECIA
O dom de Profecia é aquela capacidade especial que Deus dá a alguns membros do corpo de Cristo para receberem e transmitirem mensagens necessárias ao povo de Deus.
Aqui cabe uma observação importante. Muitas pessoas pensam que profecia significa apenas predição a respeito do futuro. Mas isso é apenas uma parte. À luz da Bíblia, Profecia é, também e principalmente, uma palavra de Deus sobre o momento presente.
Assim, o pastor, quando prega a Palavra no púlpito, ele está profetizando. Na verdade, o dom da Profecia é muito mais usado para solucionar problemas do presente, do que para revelar coisas sobre o futuro.
No grego, o sentido principal da palavra PROFETIZAR é ANUNCIAR, ou falar no lugar de outra pessoa. Ou seja, Deus fala através dos Profetas.
Entretanto, uma pessoa que profetiza pode errar. Os profetas da Bíblia já passaram pelo teste e foram plenamente aprovados. Mas, a pessoa que tem o dom da profecia, nos dias de hoje, precisa e deve se submeter a ser corrigido, quando for o caso, pelo restante da igreja. Os verdadeiros profetas se dispõem a isso.
Ou seja, permitem que as suas palavras sejam testadas e, o que é mais importante, quando erram, admitem que erraram. Os verdadeiros profetas, aliás, querem e anseiam que as suas profecias sejam confirmadas pela Bíblia e pelo Corpo de Cristo.
As pessoas que recebem o dom da Profecia, ao usar o seu dom, podem transmitir consolo, orientação, advertência, encorajamento, exortação e edificação...
Outro aspecto interessante é que algumas profecias podem ser dirigidas a pessoas individualmente, e outras profecias podem se destinar ao Corpo de Cristo como um todo.
Todavia, seja como for, as profecias devem ser recebidas como mensagens autênticas e autorizadas pelo Espírito Santo. Isso significa que, através do Profeta, o Espírito Santo faz a intervenção e se dirige diretamente aos ouvintes.
Quando esse dom espiritual é confirmado pelo Corpo de Cristo, a pessoas que tem o dom da Profecia deve ser respeitada e as suas palavras devem ser recebidas com confiança pelos crentes da igreja.


2. Dom de Línguas
Esse dom é talvez o dom mais polêmico. Afinal, o que é o Dom de Línguas? O Dom de Línguas é a capacidade que Deus dá a alguns membros do Corpo de Cristo para falar a Deus, ou receber de Deus uma mensagem, em um idioma que tais pessoas nunca aprenderam.
Vamos analisar em profundidade esse dom, para que não fique nenhuma dúvida em relação a esse assunto.
1. Pela leitura de Atos 2, verificamos que o Espírito Santo capacitou os apóstolos para falarem nas diferentes línguas humanas daquela época: Latim, Grego, Hebraico, Aramaico e Egípcio.
Estas eram, portanto, línguas, ou idiomas, falados pelas pessoas reunidas ali em Jerusalém. Assim, os apóstolos falaram nesses idiomas, ou foram entendidos pelas pessoas de diferentes idiomas.
2. Nós encontramos instrução completa sobre esse dom em 1º Co 12-14. Assim, em 1 Co 12:28-30 lemos o seguinte — A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? 30 Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
Reparem que há uma hierarquia dos dons, por mais que certas denominações queiram negar isso. Reparem também que o Dom de Variedade de Línguas vem em último lugar. Ou seja, é o dom menos importante.
Além disso, é fundamental observar que os v.29-30 mostram, claramente, que algumas pessoas têm alguns dons e que outras pessoas têm outros dons.
Isso significa que não são todos os cristãos que receberam o dom de línguas. Assim, as denominações que afirmam que quem não tem o dom de Línguas não têm o Espírito Santo, ou não foram batizados no Espírito Santo, ignoram, ou estão falseando completamente o que está escrito na Palavra de Deus.
3. O v.31 diz assim — Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.
Ou seja, o apóstolo Paulo fala, clarissimamente, que existem dons melhores que outros.
4. Agora, reparem, isso é o mais importante. Antes de Paulo dizer quais são os melhores dons, ele faz um parêntesis e fala de um Dom Especial, um dom que está acima de qualquer outro: O DOM DO AMOR
E, para isso, Paulo usa todo o capítulo 13. Logo no v.1 ele diz — Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ou seja, se não houver amor, qualquer dom é barulho inútil e não tem qualquer valor.
5. Em seguida, no capítulo 14, Paulo, então, anuncia qual é o melhor dos dons >> O DOM DE PROFECIA, o qual só fica atrás do AMOR que é superior a todos os outros.
Reparem o que está escrito em 14:1-5 — Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. 4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. 5 Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
Vemos, portanto, aqui, na própria Bíblia, a enorme superioridade do dom de Profecia sobre o dom de Línguas.
Assim, é preciso que o crente interessado, de fato, na verdade, leia e releia com muita atenção todo esse capítulo 14 para que não fique qualquer dúvida.
6. Reparem bem, Rm 12:3-8 e Ef 4:7-14, passagem importantes da Bíblia que falam sobre os dons, NÃO falam nada a respeito do dom de Línguas.
As demais cartas da Bíblia também não falam sobre o dom de Línguas. Esse dom somente é mencionado na Carta aos Coríntios. Amém

Um comentário: