quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

DONS ESPIRITUAIS - Estudo 8


No estudo anterior, vimos o dom da Liderança e, na seqüência, iniciamos o estudo de três dons que são chamados dons Revelatórios... Profecia, Línguas e Interpretação de Línguas.
Neste sentido, mostramos que o dom de Profecia somente pode ser considerado verdadeiro se estiver de acordo com a Bíblia. Salientamos também que o dom da profecia não é apenas a previsão de acontecimentos futuros.
Profecia é muito mais do que isso. Envolve principalmente a comunicação de Deus sobre o momento presente. O pastor quando prega no púlpito está profetizando.
Mesmo porque o sentido da palavra PROFETIZAR, no grego, é ANUNCIAR, ou falar no lugar de outra pessoa. Ou seja, Deus fala através dos PROFETAS.
Depois de discorrer sobre o dom de Profecia, demos início ao estudo do polêmico dom de Línguas. Mostramos, à luz da Bíblia, que há uma hierarquia entre os dons, por mais que certas denominações queiram negar isso.
E vimos que o Dom de Variedade de Línguas vem em último lugar. Ou seja, é o dom menos importante.
Agora, vamos dar continuidade ao estudo do dom de línguas, falando mais algumas coisas sobre esse dom.
Um aspecto interessante do dom de Línguas é que esse é o único dom que pode ser dividido em duas partes. Podemos chamar de Línguas Privadas e de Línguas Públicas.
O que isso significa? Reparem, Língua Privada, ou Língua de Oração, é a manifestação desse dom SEM qualquer acompanhamento de Interpretação.
O texto bíblico que melhor se refere à Língua Privada é o de 1º Co 14.28 onde Paulo diz que a pessoa que possui esse dom — não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.
Com isso, entramos, agora, no Dom de Interpretação de Línguas.
É a segunda parte do dom de Línguas, ou seja, a Língua Pública.
Como vimos anteriormente, o dom de Línguas sem Interpretação é um dom que NÃO edifica a igreja, mas somente a pessoa que tem o dom. Por isso Paulo diz o que está em 1 Co 14.28
O que é, então, o dom de Interpretação de Línguas? É aquela capacidade que Deus dá a algumas pessoas do Corpo de Cristo de tornar conhecida, no idioma da igreja local, mensagens que tenham sido transmitidas em outro idioma.
Com uma certa freqüência o dom de Línguas é acompanhado do dom de Interpretação. Ou seja, a pessoa que tem o dom de línguas também tem o de interpretar. Entretanto, não é sempre que isso acontece.
A pessoa pode ter o dom de Línguas e outra pessoa na igreja tem o de Interpretar. O mais comum é que a mesma pessoa que apresenta uma mensagem pública em línguas, em seguida forneça a interpretação.
Não é preciso falar muito a respeito das línguas públicas — Língua seguida de Interpretação. A língua Pública funciona exatamente como a Profecia.
Assim, o argumento de todo o Capítulo 14 de 1º Coríntios desenvolve a idéia de que Língua Pública é equivalente a Profecia,
Desta maneira, o que já foi dito sobre dom de Profecia aplica-se ao dom de Línguas PÚBLICA.
Vamos passar agora à parte final do Estudo dos Dons, vendo 5 passos que a igreja deve dar para crescer através dos Dons.
1º Passo – A Igreja precisa concordar a respeito de uma Filosofia Ministerial.
O que isso significa? Significa que nós, como igreja, precisamos estabelecer uma clara afirmação do daquilo que esperamos a respeito dos Dons Espirituais.
Qualquer providência que a Primeirona tome para descobrir e USAR os dons espirituais tem que estar de acordo com a filosofia de ministério que estabeleçamos.
Como igreja, precisamos tomar decisões, como, por exemplo:
1. Quais são os dons que esperamos que Deus dê à nossa igreja?
2. Estamos abertos para receber dons espetaculares, como Línguas, Milagres, Curas? Se estamos, esses dons devem ser usados em público ou só de maneira privada? Se estamos dispostos a usar esses dons em público, devemos usá-los em todos os cultos, ou somente em determinados cultos, como no Culto de Oração?
3. Cremos que os crentes recebem o Espírito Santo quando são salvos, ou existe gente na nossa igreja que crê no batismo com o Espírito Santo como 2ª Bênção?
4. Qual a nossa posição com relação às pessoas que vem para a nossa igreja, mas discordam do nosso ponto de vista sobre os dons?
Essas e outras questões precisam ser tratadas pela igreja como um todo. Em relação aos dons, precisamos ter uma filosofia parecida com a filosofia do batismo.
Reparem, tem igreja que não batiza crianças, tem igreja que só batiza por imersão... Mas, nós, Presbiterianos, batizamos tanto adultos como crianças, batizamos por aspersão, mas se alguém é batizado por imersão, aceitamos essa pessoa como membro da igreja, porque a nossa filosofia é a de que NÃO importa a quantidade de água.
Isso não é uma questão essencial. Com relação aos dons espirituais é a mesma coisa. Temos que tomar uma decisão quanto a nossa filosofia em relação aos dons.
Precisamos descobrir quais os dons que Deus conferiu à Primeirona, estabelecer a nossa filosofia de Ministério a partir desses dons, e louvar a Deus pelas outras igrejas que têm diferentes filosofias de ministério.
Se fizermos isso, obtemos de imediato, dois benefícios. 1º - Aumentamos a comunhão e a fraternidade cristã entre o povo de Deus.
Não é isso que temos feito? Reparem na comunhão e no intercâmbio que estamos mantendo com a Igreja Pentecostal da Bíblia.
Nós precisamos aceitar e respeitar as diferenças entre as denominações e nos amar no Senhor. Vamos, portanto, nos lembrar sempre de 1º Co 13.
No estudo anterior, eu disse aos irmãos que antes de Paulo dizer quais são os melhores dons, ele faz um parêntesis e fala de um Dom Especial, um dom que está acima de qualquer outro: O DOM DO AMOR.
O 2º benefício que obtemos ao descobrir quais os dons Deus conferiu à Primeirona, e estabelecer a nossa filosofia de Ministério a partir desses dons, é que teremos real crescimento da nossa igreja... Tanto em quantidade quanto espiritualmente.
2º Passo – Iniciar o processo de crescimento
Reparem, descobrir, desenvolver e usar os dons espirituais pode, de fato, ajudar a igreja a crescer. Mas, o crescimento de uma igreja é algo muito mais complexo do que pensamos.
Quando os dons espirituais são descobertos, eles precisam ser, de fato, usados. Porque, se isso não acontecer, podemos sofrer frustrações tremendas. Quando a igreja não usa os dons, ela pode perder membros.
Por que? Porque, depois que os dons são descobertos, se não forem usados, as pessoas que têm esses dons têm a tendência de sair da igreja e procurar outra onde o seu dom se mostra útil....
3º Passo – Estrutura para os Dons e para o Crescimento
Esse é um assunto que eu, na verdade, não gostaria de falar. Pode parecer que estou “puxando a brasa para a minha sardinha”, porque esse passo, segundo Peter Wagner, estabelece que:
“A estrutura mais apropriada para o crescimento da igreja é aquela que reconhece plenamente a posição de liderança do pastor, deixando-o livre para utilizar os seus dons e os dons dos membros”.
Naturalmente, a nossa estrutura presbiteriana, na qual a igreja local é dirigida por um Conselho, vai tudo bem se NÃO houver desentendimentos entre os membros do Conselho... E graças a Deus aqui na Primeirona não temos esse tipo de problema.
Mas, com relação a esse assunto, a igreja como um todo deve adotar aquilo que esta em Hb 13:17 — Obedecei aos vossos guias (isto é ao Conselho, ao pastor) e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
Esse assunto é, no entanto, importante, porque a igreja pode vir a sofrer quando os membros não compreendem e nem praticam o principio bíblico da obediência para os que estão em posição de autoridade.
Esse tipo de problema, frequentemente, é a causa do NÃO crescimento da igreja,
4º Passo – Desembrulhar os Dons Espirituais
O que significa isso? É como se fosse uma noite de Natal. Deus nos deu o presente dos dons. Agora, o que nós precisamos fazer é desembrulhar os presentes.
Quando a gente desembrulha presentes, a gente quer saber o que tem dentro. Né? Pois bem, existem alguns pontos que precisam ser conferidos para que os dons entrem em processo de fazer a igreja crescer.
a. Motivar a igreja
É isso o que estou fazendo ao fazer esse estudo dos dons com os irmãos. Muito possivelmente, a partir de agora irei pregar sermões que falem sobre os dons.
Quanto mais falarmos sobre os dons espirituais, mais e mais os membros da igreja serão motivados a falar também, a descobrir seus dons, a desenvolvê-los e a usá-los.
b. Estudar os dons
Estudar cada vez mais os ensinamentos bíblicos sobre os dons. Já falei sobre isso, mas o ponto é tão importante que precisamos falar sempre sobre isso.
O Estudo Bíblico sobre os dons vai ajudar a igreja a não apenas conhecer os dons, mas, principalmente, vai mostrar a cada um de nós como estamos ajustados no Corpo de Cristo, vai mostrar o que cada um dos dons significa para nós.
c. Ajudar os adultos a descobrirem seu dons.
Estou falando propositalmente na palavra adulto, pelo seguinte. Reparem, os crentes mais jovens nem sempre estão prontos a usar seus dons.
Por exemplo, se a pessoa tem 15 anos e ainda não sabe qual é o seu dom, não precisa se preocupar. Com o tempo a pessoa termina descobrindo o seu dom.
Agora, se o crente já vai com 25, 30 ou mais anos e ainda não sabe qual é o seu dom, deve começar a se preocupar.
5º Passo – Esperar a Bênção de Deus
O ensino sobre os dons espirituais não foi inventado por alguém que é especialista em gerenciamento de igrejas, nem por algum departamento de crescimento de igrejas, nem por algum Seminário Teológico.
Não! O ensino sobre os dons espirituais vem diretamente da Palavra de Deus... Isso significa que, se somos crentes verdadeiros, podemos ter a certeza de que Deus quer que o seu povo opere, uns em comunhão com os outros, usando seus dons espirituais.
Essa é a maneira de fazermos o trabalho que Deus determinou para nós. A FÉ é a chave. Hb 11:6 nos diz que — sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
E essa fé nos diz que Deus quer que a Sua igreja cresça, Deus quer que as ovelhas perdidas sejam achadas, e Deus quer que cada um de nós use os dons que Ele nos deu para fazer esse trabalho, para honra e glória de seu Santo Nome... Amém.

3 comentários:

  1. Amado Pastor gostie muito deste assunto a respeito dos Dons, eu acho que precisamos trabalhar mais este assunto sobre os Dons.

    Sou Pastor de uma Igreja Presbiteriana do Brasil em Campina Grande PB e vejo os nosso membros com muita sede sobre o assunto. minha opinião é que os Dons é pra ser aplicado nos dia de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus, pastor Pedro, por esta série de estudos!

    Aprendi muito!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pr. Pedro sou Pr. márcio Ferreira pastor da Igreja Congregacional Rhema, Boa Viagem CE. Achei muito esclarecedor! Temos estudado sobre esses tema em nossa igreja e particularmente, entendo que a Igreja brasileira precisa redescobrir sua missão como agencia resgatadora das almas perdidas. Entender os dons aliados aos talentos é, na minha opinião, um caminho para esse resgate!

    ResponderExcluir