segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DONS ESPIRITUAIS



Estudo 1 - Introdução
I Co 12:1 — Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Quem precisa conhecer, ou saber a respeito dos dons espirituais, para não ser, como diz o apóstolo Paulo, ignorante?
1. Se a gente é crente, precisa saber disso, o mais profundamente possível.
2. Se a gente confia, verdadeiramente, que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador, e se a gente quer, de fato, amá-lo e segui-lo da melhor maneira possível, e
3. Se a gente quer que a nossa igreja seja um grupo saudável, atrativo e crescente em número de pessoas, um grupo que demonstre o amor de Deus em nossa comunidade,
ENTÃO, NÓS TEMOS, POR OBRIGAÇÃO, SABER TUDO A RESPEITO DOS DONS ESPIRITUAIS.
Vamos iniciar, portanto, esse estudo porque é fundamental que nós saibamos, em detalhes, o que significam os dons para a igreja.
Em 1º lugar - A IGREJA É O CORPO DE CRISTO
No primeiro capítulo de Efésios, lemos que Deus estabeleceu Cristo acima de todos os principados e potestades, colocando todas as coisas debaixo dos seus pés, conferindo a Ele a posição de “cabeça sobre todas as coisas”, em relação à Igreja (Ef 1:21-23).
Em Colossenses, lemos praticamente a mesma coisa, ou seja, que Jesus é a “cabeça do corpo, da Igreja” (Cl 1:18).
Percebemos, assim, que a Escritura, algumas vezes, usa o termo “Corpo de Cristo” para se referir à Igreja como um todo, e, noutras vezes, usa essa expressão para se referir à Igreja local.
Agora, reparem, Deus NÃO planejou que o Corpo de Cristo fosse organizado em torno de um modelo ditatorial, em que uma única pessoa governasse, por mais bondoso e por mais cordato que o governo dessa pessoa fosse.
Por outro lado, Deus, também, NÃO teve a intenção de que o seu Corpo, a sua igreja, fosse uma estrutura em que todos os membros governassem.
Assim, em vez de uma ditadura radical, ou de uma democracia ampla, Deus preferiu criar o Corpo de Cristo como um organismo que tem a Cristo como cabeça, e cada membro funcionando com algum dom espiritual.
Compreender os dons espirituais, portanto, é a chave que nos permite entender a organização espiritual da Igreja.
A Igreja Comunidade do Vale da Graça, na cidade de Panorama, no Estado da Califórnia, é uma igreja com uma incrível taxa de crescimento: mais de quinhentos por cento a cada década...
Essa igreja tem uma freqüência no culto da manhã, ou seja na EBD, de mais de cinco mil pessoas. Agora, reparem, essa igreja foi, intencionalmente, estruturada em torno do conceito dos dons espirituais.
Disse John MacArthur, o pastor dessa igreja: — Nenhuma congregação local será o que deveria ser, isto é, aquilo que Jesus orou que fosse, ou aquela congregação que o Espírito Santo dotou e a preparou, enquanto ela não compreender os dons espirituais.
As principais passagens bíblicas sobre os dons espirituais reforçam essa conclusão do Pr. MacArthur. Não é por mera coincidência que em todas as três mais enfáticas passagens sobre os dons espirituais – Romanos 12, 1º Coríntios 12 e Efésios 4 – esses dons são explicados no contexto do Corpo de Cristo.
Por exemplo, em 1º Co 12:18, Paulo diz assim — Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
Isso significa que não somente Deus organizou o Corpo, organizou a Igreja, tomando por modelo um organismo humano, mas também chegou ao ponto de determinar qual seria a função de cada um dos membros.
Em 2º lugar - QUEM POSSUI DONS ESPIRITUAIS?
Nem todas as pessoas possuem dons espirituais. Não podemos confundir dons espirituais com talento. Os incrédulos não possuem dons espirituais.
Mas todo crente dedicado a Jesus e membro real, membro verdadeiro, de Seu Corpo tem PELO MENOS UM DOM, ou possivelmente, mais de um.
A Bíblia assegura que todo crente recebeu algum dom. Em I Pe 4:10, o apóstolo diz assim — Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
A Bíblia assegura, também, em I Co 12:7, que a — manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso.
Agora, reparem, quando o apóstolo Paulo diz que o Espírito distribuiu os dons a cada um, “visando um fim proveitoso” ele está claramente se referindo a cada crente.
Em 3º lugar - O QUE É UM DOM ESPIRITUAL?
Dom espiritual é um atributo especial, dado pelo Espírito Santo a cada membro do Corpo de Cristo, ou seja, a cada um de nós, de acordo com a graça divina, para ser usado dentro do contexto do Corpo, isto é, na Igreja.
O dom espiritual é dado, portanto, “de acordo com a graça divina”. O termo grego comum para indicar os dons espirituais é charismata, que no singular é charisma, termo que deriva da palavra charis, que significa “graça”.
Logo, podemos perceber que existe uma relação próxima entre os dons espirituais e a graça de Deus.
Charismata NÃO é um sinônimo exclusivo para os dons espirituais.
Esse vocábulo também é empregado com outros sentidos na Bíblia, como se vê, por exemplo, em Romanos 6:23 — ...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom (charisma) gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Charismata também não é a única palavra usada no NT para indicar os dons espirituais, embora seja a mais comum. Em I Co 12:1, que lemos inicialmente, o apóstolo Paulo diz — Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Aqui, dons espirituais é a tradução da palavra grega pneumatikós, que significa, literalmente, “coisas espirituais”, ou simplesmente, “espirituais”. Entretanto, no resto desse mesmo capítulo, a palavra charismata é usada cinco vezes.
Os dons são, portanto, concedidos pelo Espírito Santo para serem usados dentro do contexto do Corpo de Cristo, dentro da igreja, porque os dons espirituais não se destinam a pessoas solitárias, que vivem isoladas, mas SIM aos membros do Corpo de Cristo.
Quase tudo o que Deus permite e faz no mundo é feito através dos crentes, os quais devem estar trabalhando juntos, em uma comunidade, em uma igreja local, complementando-se uns aos outros, com os seus dons espirituais.
Quando se fala no contexto do Corpo, não significa que os dons sempre olham para dentro, isto é, não significa que os dons são para uso somente no seio da igreja local e para benefício mútuo dos crentes.
Muitos desses dons, como por exemplo, o de evangelismo e o de serviço, têm por objetivo beneficiar àqueles que ainda não se tornaram membros do Corpo.
Todavia, o foco é que esses dons, mesmo quando olham para fora do Corpo, ainda assim, não se destinam a crentes isolados, mas aos crentes que trabalham em equipe, juntos, em comunhão uns com os outros, para engrandecimento do Reino de Deus.
Em 4º lugar - OS DONS TÊM QUE SER DESCOBERTOS, DESENVOLVIDOS E USADOS
1. O crente que deseja realizar a vontade de Deus, mas que NÃO sabe como fazê-lo, ou não sabe como agir no Corpo de Cristo, precisa dar toda a sua prioridade para descobrir quais são os seus próprios dons espirituais.
Reparem que “Descobrir” vem antes de “desenvolver”, porque os dons espirituais são recebidos, e não conquistados... Deus distribui os Seus dons, de acordo com Sua própria discriminação, conforme a sua suprema e soberana vontade.
O texto de I Co 12:11 ensina como o Espírito distribui os dons “como lhe apraz, a cada um, individualmente”.
Mais adiante, no v. 18, o apóstolo Paulo diz que Deus colocou os membros no Corpo “como lhe aprouve”. Ou seja, Deus não confiou a pessoa alguma a distribuição dos dons espirituais.
Agora, o que acontece quando um crente resolve descobrir, desenvolver e usar seu dom ou dons espirituais?
Antes de tudo, antes de qualquer outra coisa, essa pessoa se torna um crente melhor e mais capaz de permitir que Deus faça sua vida mais útil na igreja.
Os crentes que reconhecem, que descobrem, seus dons espirituais tendem a desenvolver uma saudável auto-estima.
Isso não significa que esses crentes passem a se julgar melhores que os outros. Ao contrário, o crente que descobre os seus dons espirituais aprende que, não importa quais são os seus dons, eles são sempre importantes para Deus e para o Corpo de Cristo.
É como está em 1º Co 12:16-17 — E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
A humildade é uma virtude cristã. Mas, como em quase tudo que é bom, não deve haver exagero. É preciso que haja equilíbrio. Alguns crentes mostram-se tão humildes que, no final das contas, não têm utilidade no Corpo...
Essa é uma falsa humildade, e muitas vezes, essa falsa humildade é estimulada, exatamente, pela ignorância a respeito dos dons espirituais.
As pessoas que, muitas vezes, se recusam a proclamar o seu dom espiritual, supondo que seria uma arrogância, ou uma demonstração de vaidade ou de orgulho, apenas exibem a sua ignorância quanto ao ensino bíblico a respeito dos dons.
Algumas pessoas, talvez até, tenham algum motivo para não se verem envolvidos com algum dom – pois não querem ser considerados responsáveis por seu uso.
Nesse caso, a humildade estará sendo usada como capa para disfarçar a desobediência a Deus.
2. Reconhecer os dons espirituais não somente ajuda os crentes individualmente, mas também e principalmente, ajuda a igreja local como um todo.
Efésios 4 nos ensina que, quando os dons espirituais estão atuando, o Corpo inteiro amadurece. Isso ajuda a cada membro da igreja a se tornar “homem perfeito”, ou seja, a chegar à perfeita varonilidade, e a abandonar o estado de infantilidade espiritual.
É isso o que nos diz Ef 4:13-14 — Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Quando uma igreja local amadurece, geralmente cresce. Quando o Corpo de Cristo está funcionando bem, e há uma “justa cooperação de cada parte”, acontece “o seu próprio aumento”.
Ef 4:15-16 mostra isso dizendo — Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
Há, portanto, uma ligação clara entre os dons espirituais e o crescimento da igreja local.
O terceiro e mais importante fator, gerado pelo reconhecimento dos próprios dons espirituais é que isso glorifica a Deus.
O texto de I Pedro 4:10-11 aconselha os crentes a usarem seus dons espirituais, e explica o motivo — Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário